segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º Flicampos

Começa nesta terça-feira, 1º de Maio, a primeira edição do Flicampos (Festival Literário Internacional dos Campos Gerais). Um grande evento que reúne a 4ª Feira do Livro, a 26ª Semana de Cultura Bruno e Maria Enei, Mostra de Turismo, Encontro de Quadrinhos e RPG, Encontro de Atendentes de Bibliotecas Públicas e muito mais.
As atividades serão realizadas no Parque Ambiental, no Campus Central da UEPG, no Cine-Teatro Ópera, no  Centro de Eventos e também em outros locais.
A programação completa pode ser conferida no site: www.flicampos.com.br. 
Também haverá diversas atrações musicais como: Nega Fulô, Elvis Presley Cover e um grande show com a cantora Maria Gadú no Centro de Eventos dia 05/05.
Vale a pena conferir, o evento se encerra no dia 06/05 e promete movimentar a cidade.
Participe!!! Cultura é vida, é diversão é conhecimento e encantamento.

terça-feira, 17 de abril de 2012

TSURU

Um tsuru é um grou e, no Japão, é um símbolo de felicidade. A propósito:
 "...por mais de mil anos, os japoneses escreveram poemas, histórias populares e mitos..., pintando-o, esculpindo-o e venerando-o como símbolo de longevidade, felicidade, fidelidade e boa sorte. Os hábitos de vida do animal inspiraram frases e metáforas que descrevem o comportamento nipónico. Os japoneses imitaram-no e tentaram dançar com ele. Caçaram-no, mataram-no e comeram-no quase até à extinção. Deram o seu nome a cidades e a ruas. Fabricaram pequenos pássaros de papel dobrado e penduraram-nos cuidadosamente em 
grinaldas coloridas de templos e santuários..."  

A História de Sadako

Conta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto, na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. 

Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável, 
quando desenvolveu leucemia, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.

Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru, propondo que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar Tsurus, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse aos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro."

Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Dobrou 964 tsurus até  25/10/1955, quando morreu. 

Seus amigos de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro, iniciando uma campanha nacional para construir um monumento em sua memória, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba.

Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.

A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor. 

Este trabalho está sendo realizado pelos alunos da Sala de Recursos e os origamis serão expostos em comemoração pela semana da Paz. Essa atividade visa também aumentar a auto estima dos alunos, pois um dos objetivos do trabalho é que os alunos ensinem os colegas a confeccionar a ave.

Vejam o resultado do Trabalho como ficou bonito!


QUILLING

Quiling é a arte de criar figuras enrolando tiras de papel. É utilizada para decorar cartões, caixinhas e tudo mais que a imaginação permitir.

Esse trabalho pedagógico foi realizado na Sala de Recursos do Colégio Meneleu e ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação, o respeito ao meio ambiente através da reutilização do papel, transformando-o em verdadeiras obras de arte.