quarta-feira, 2 de maio de 2012

LEIA VOCÊ TAMBÉM

     Esse é o mais novo projeto da nossa Biblioteca e esta sendo desenvolvido em conjunto com a professora Marivete Souta e os alunos das turmas nas quais ela leciona a disciplina de Língua Portuguesa.
      Os alunos emprestam os livros da nossa Biblioteca, fazem a leitura e redigem um breve comentário sobre o livro, recomendando sua leitura para os colegas e leitores do nosso Blog.
       Nossa primeira contribuição veio da aluna LUANA CAROLINE LEMES do 2º ano do Ensino Médio, turma "B". Ela leu o livro "Desencana que a vida engana" e nos conta o seguinte:
      "O livro que eu li chama-se: "Desencana que a vida Engana", da escritora Laís Tapajós.
    Trata-se de um livro que conta os fatos da adolescência, fala sobre virgindade, drogas, AIDS e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Fala também sobre nossas dúvidas no amor, das nossas inseguranças.
    Comenta vários assuntos, como: "Mulher não tem amiga, tem rival"; "Chocolate dá espinha?"; "Só vou transar quando encontrar o cara certo", entre outros assuntos.
   Gostei de ler esse livro, ele fala de assuntos muito interessantes e coisas importantes, esse livro ajuda a entender melhor essa fase tão maluca e confusa que é a adolescência".

   A aluna Angélica Tomaz de Miranda, da 3ª série do Ensino Médio, leu o livro "Como Viver Eternamente", de Sally Nicholls. E compartilhou conosco suas impressões:
     " O livro relata o drama de um menino de 11 anos que sofre de leucemia linfoblástica aguda.
    No decorrer da história, são relatados seus sonhos e tudo o que ocorre em sua vida, como um diário, onde compartilha suas dores e alegrias.
    É um romance que leva o leitor a meditar sobre sua vida, classificar o que realmente importa a um ser humano, valorizar a família, as amizades e aqueles pequenos momentos que às vezes são esquecidos, mas que sem eles a vida não seria a mesma.

    A aluna Taynara Hass, também da 3ª série do Ensino Médio, leu o livro "Eu, Cristiane F., 13 anos, drogada, prostituída" e nos conta o que achou:
    "Este livro retrata a triste e infeliz história de uma garota jovem, porém com destino certo, devido ao caminho que ela resolveu tomar.
    Cristiane sempre foi uma menina tímida e com poucas amizades. Sofria agressões do pai por qualquer motivo, mas mesmo assim não desanimava.
    Depois de algum tempo seus pais se separaram e ela passou a morar com sua mãe. Foi aí que começaram as más companhias. Desde que fez novas amizades ela começou a frequentar uma boate onde era muito comum o uso de drogas.
    A partir de então Cristiane sente necessidade de manter seu vício, foi aí que partiu para o extremo, a prostituição.
     Foi internada diversas vezes em clínicas, porém de nada adiantou.
    Por fim, Cristiane decidiu mudar, pois sabia que se continuasse nesse caminho teria o mesmo destino que seus amigos: a morte.
Infelizmente essa é uma história muito comum nos tempos de hoje.

    Temos aqui três excelentes sugestões de leitura, todas retratam fatos reais e que acontecem diariamente a nossa volta. São histórias que comovem, mas que também nos fazem pensar no que poderíamos fazer para ajudar pessoas que enfrentam dramas tão terríveis como esses.
    Leitura é isso: às vezes nos faz rir, às vezes chorar... Nos faz sentir medo, angústia, mexe com todas as nossas emoções e nos faz evoluir.
    Muito obrigada queridas alunas por sua valiosa contribuição! Continuem lendo muito e nos brindando com seus relatos. Um abraço a todos os nossos leitores e aguardem mais publicações.

Nenhum comentário: